Enxoval

Body de bebê: como escolher e como colocar

3 de January de 2022

O body de bebê é a peça mais frequente no primeiro guarda-roupa do bebê. É bem comum que seja inclusive uma das primeiras a ser compradas no enxoval. Isso porque o body é muito versátil e confortável, sem falar também na facilidade de usar e nas diversas formas de combinar.

Além disso, o body para bebê será útil em qualquer estação do ano. Tanto nos meses de calor quanto nos de frio, será a roupinha mais indispensável nos primeiros meses de vida do seu baby. Quer dicas para escolher um body e como colocar corretamente? A gente responde!

O que é o body de bebê?

Body é um tipo de macacão para bebê que se adere ao corpinho (a palavra “body” inclusive significa “corpo” em inglês). Essa peça de roupa infantil cobre a parte de cima – todo o tronco – e vai até a virilha. Ou seja, é o body que ajuda a segurar a fralda no lugar.

Imagine a situação: se você colocar um shorts e uma camiseta no bebê, em poucos minutos a camiseta já estará enrolada embaixo dos braços e o shortinho com a fralda fora do lugar. Afinal, antes de aprender a se sentar, o bebê já se mexe muito! Então, o body é um aliado indispensável para manter o conforto.

Será muito usado nos 12 primeiros meses de vida do bebê, principalmente pela praticidade que a rotina do primeiro ano requer, com trocas constantes de fralda. E costuma seguir pelo menos até os 24 meses. Vale destacar que os bodies se dão bem com qualquer tipo de fralda, desde as descartáveis até as reutilizáveis, pois seguram firme no corpinho.

Como deve ser um body de bebê?

Geralmente os bodies são de algodão e sempre muito macios. Pois o algodão é o tecido mais indicado para evitar alergias e também proporcionar mais conforto térmico.

Importante cuidar para que não tenham nada atrás, ou seja, nem costuras ou botões nas costas, zíperes, adereços, nada mesmo! Peças que tenham muitas rendas, babados ou outros adereços são indicadas apenas para uso em um período curto de tempo, como uma sessão de fotos especial ou aquela festinha de família em que ficará no colo dos adultos.

Já que o body pode ser usado por muitas horas em um turno ou no mesmo dia, considere que o bebê terá muitas atividades vestindo a peça. Irá dormir, mamar, comer, brincar etc usando o bodyzinho, então esta é a resposta para a pergunta “como deve ser um body de bebê”: deve ser gostoso e confortável!

Como escolher o body para dias de frio ou calor

Dependendo da região do Brasil que você mora, as mudanças de temperatura são uma situação extra a considerar. Há modelos de body para o calor e para o frio, como por exemplo body com manga comprida ou body sem manga, estilo regata. Na maior parte do tempo, o body básico – modelo de mangas curtas – é o mais utilizado.

Você irá escolher as peças para seu bebê de acordo com a temperatura do dia adicionando ou removendo camadas de acordo com o conforto térmico desejado. A dica mais simples é vestir seu bebê com o mesmo número de camadas que você estiver vestindo e adicionar mais uma.

Como colocar o body no bebê?

Vestir um bebê recém-nascido – especialmente para mães de primeira viagem – é uma tarefa que até parece difícil, mas logo já se entende a prática. Coloque o bebê em uma superfície plana e segura, como um trocador, tanto para vestir quanto para tirar a roupinha. Esta orientação é essencial para evitar acidentes.

Para colocar, deslize a abertura do body suavemente sobre a cabeça do bebê e, em seguida, puxe-a sobre o pescoço e os ombros do bebê. Coloque os bracinhos em cada cava das mangas e feche os botões de fecho na parte de baixo.

A melhor dica é a hora da retirada: aquelas “dobras” na gola do body (que vão de uma ponta a outra) permitem que você remova o macacão pelas pernas do seu bebê. Use-os para puxar a roupinha para baixo do corpo do bebê. Faça isso em vez de puxar o macacão sobre a cabeça.

Qual é o tamanho ideal de body para meu bebê?

Na hora de procurar body para o enxoval ou para alguma ocasião especial existem incontáveis opções nas lojas online. É quando surge a principal dúvida: como descobrir o tamanho ideal de body para o bebê? Resposta: fita métrica para medir o corpinho!

Meça a largura de ombro a ombro do bebê, além do tórax em toda a largura. E depois o comprimento do corpinho, do pescoço até a virilha – esta será a medida de altura total.

Essa é a melhor forma de garantir que o tamanho comprado será o mais próximo da realidade.
Lembrando que em caso de dúvida é bom optar pelo tamanho maior. Assim, a roupa pode até ficar mais larga do que apertada. E os bebês crescem muito rápido – grande clichê da maternidade, mas sempre verdadeiro!

Enxoval

Body de bebê

Vem ver nossa seleção de bodies para bebês!

VEJA MAIS

Fique por dentro

Drops de inspiração e estilo na sua caixa.