
O mês de Agosto, é marcado pelo mês que promove e apoia o aleitamento materno. O mês da conscientização da importância da amamentação, da rede de apoio, do ambiente acolhedor e do cuidado que é preciso ter com essa mãe no puerpério.
Esse ano, o tema, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, enfatiza a responsabilidade social no aleitamento, o quanto todos nós somos responsáveis por apoiar e levar informações de qualidade para que esta mulher seja protagonista da sua história.
O Agosto Dourado, não é sobre eu, ou você, é sobre nós! É sobre quem amamentou e quem não conseguiu, é sobre maternar de acordo com a sua individualidade, sua história, seus anseios e suas angústias. É sobre apoiar e proteger a amamentação para que cada mulher seja livre e tenha o direito de trilhar o seu caminho sem comparações e cobranças.

Amamentar não é só colocar o peito para fora, não é sobre pega e posição, é uma doação extrema, é preciso abrir mão, muitas vezes, de quem você é, dói o corpo e a alma e seu sucesso depende de uma infinidade de fatores.
Doe-se e permita-se viver esse momento na sua individualidade!
Escrito por Júlia Braga
Fisioterapeuta e consultora de amamentação especializada na saúda da mulher